Partindo da certeza de que todo documento é importante, assim como cuidamos dos nossos documentos pessoais e temos eles sempre guardados, sabemos que a documentação de pacientes de uma clínica necessita o mesmo peso de cuidados.
Faz parte do Código de Ética da Odontologia compilar e arquivar todos os documentos relacionados à trajetória do paciente desde o início do atendimento, até o fim do tratamento.
Ainda não há uma padronização para esse tipo de documentação na área odontológica, mas a que tem sido considerada como eficiente é a seguinte ordem:
- Começa com o prontuário, que é a elaboração da ficha cadastral do paciente, elaboração da ficha técnica, dados pessoais e o que será feito de início, qual será a consulta.
- Pós consulta, já necessário adicionar a esses documentos, o que se decidiu. Quais foram os detalhes, o que vai ser necessário para continuar.
- E então: qual foi o Dr. Que atendeu, qual o próximo passo, quais exames foram solicitados, se desde já, foi indicado algum tipo de medicamento e quando e porque será o retorno.
Muitos profissionais ainda se questionam a respeito da necessidade e da importância dessa documentação, já que parece que uma ficha cadastral já seria o suficiente.
Em um caso mais pontual, toda essa documentação pode ser uma prova legal de todo tratamento que o paciente fez na clínica. Em outros casos, serve para um tratamento contínuo tardio. Um exemplo básico, é se o paciente decide pausar o tratamento e dar continuidade depois. Nesse caso é onde a clínica terá comprovado de como e por onde recomeçar.
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