Ao fazer um orçamento e planejamento odontológico, é necessário que seja incluído um pacote fotográfico da face e da dentição do paciente ao seu cadastro.
As fotografias intrabucais, que necessitam de uma boa qualidade, possibilitam ao paciente uma maior confiança no serviço prestado da clínica.
Inicialmente, pode-se explicar ao paciente que as fotos servem para fazer um antes e um depois. Pois, sabendo que o alinhamento ortodôntico, por exemplo, pode mudar um pouco a estrutura da face e da boca do paciente, é necessário mostrar o resultado, inclusive de como eram os dentes antes do tratamento.
Na grande maioria das vezes, profissionais da odontologia fazem diagnósticos, radiograficas, exames e tratamentos, mas sem ver a necessidade de que o paciente também precisa saber o que está acontecendo, e isso vai além de apenas explicar os processos e dar os resultados.
No caso das fotografias, fica muito mais fácil ao paciente visualizar, entender, ver nitidamente e então saber do que o seu dentista está falando.
O protocolo fotográfico é importante para documentar digitalmente junto à ficha do paciente e facilita para a clínica o reconhecimento e acompanhamento do caso, juntamente com os envolvidos do processo: dentista, técnicos de prótese, recepção, etc.
“Durante o tratamento devemos também continuar a fotografar para acompanhar a evolução do caso clínico documentalmente, bem como é de enorme importância fotografar para se comunicar com um laboratório de prótese. Hoje não vejo como fazer qualquer tratamento protético sem fotografar, e aqui chego onde comecei, se eu não fotografar para o laboratório seria como não usar luvas para atender o paciente”. – Dr.Ivan Yoshio
Ainda não iniciou o processo de documentar em foto em sua clínica? Comece o quanto antes! Continue acompanhando nossos conteúdos e até a próxima semana.